21 de março de 2014

Hierarquia das necessidades de Maslow

21.3.14


A motivação individual refletirá em todo o comportamento organizacional. Neste contexto, Abraham Maslow relacionou a motivação humana com uma série de necessidades que precisam ser satisfeitas. Maslow acreditava que a motivação das pessoas viria a partir da satisfação destas necessidades, que estariam elencadas de forma hierárquica. O que tornou a Teoria de Maslow tão importante e instrutiva para a administração foi o seu reconhecimento da inabilidade das necessidades já satisfeitas em motivar o comportamento.

Para Maslow, a satisfação de um nível inferior de necessidades é obrigatória para que surja imediatamente um nível mais elevado no comportamento. Além disso, uma necessidade satisfeita deixa de motivar o comportamento. As últimas necessidades são as de autorrealização, que surgem apenas quando todas as demais tiverem sido atendidas. A tabela abaixo descreve as cinco necessidades de Malow, apontando exemplos e indicando a ordem hierárquica proposta:

Ordem hierárquica
Necessidades
Descrição
Exemplos
5
Autorrealização Realização do próprio potencial e autodesenvolvimento contínuo. É o impulso para que o indivíduo possa ser o seu máximo. Não confundir com as necessidades de auto-apreciação e autoconfiança, que fazem parte das necessidades de estima. Desafios e criatividade no trabalho; diversidade e autonomia; participação nas decisões.
4
Estima Maneira pela qual o indivíduo se vê e se avalia. Dizem respeito ao status, à consideração. Sua frustração pode produzir desânimo, desamparo, frustração, dependência. Responsabilidade por resultados; orgulho e reconhecimento; promoções; auto-apreciação; autoconfiança; aprovação social; respeito.
3
Sociais Necessidades de associação. Quando não satisfeitas o indivíduo torna-se resistente, antagônico e hostil em relação aos que o cercam. Amizade dos colegas; interação com clientes; gerente amigável; participação, amizade, afeto, amor.
2
Segurança Busca de estabilidade, proteção contra ameaça ou privação do perigo. Surgem após a satisfação das necessidades fisiológicas. Condições seguras de trabalho; remuneração e benefícios; estabilidade no emprego.
1
Fisiológicas Relacionadas com a sobrevivência do indivíduo. São instintivas e nascem com o indivíduo. Quando não satisfeitas, dominam a ireção do comportamento. Comer e dormir; intervalos de descanso; conforto físico; horário de trabalho razoável.

Esta teoria é conhecida por apresentar as necessidades em formato de pirâmide, conforme figura abaixo:

Fonte: Wikipedia.
      
Maslow classificou as necessidades motivacionais hierarquicamente. Contudo, não há evidências empíricas e científicas que mostrem que o ser humano realmente busca satisfazer suas necessidades de forma hierárquica. Conforme Maximiano (2009, p. 263-264), "a autorrealização não está, necessariamente, no topo da hierarquia - não é uma necessidade em si nem a necessidade definitiva, aquela que só pode ser satisfeita uma vez que todas as demais tenham sido atendidas. A autorrealização pode ocorrer em qualquer ponto da escala da motivação, e com o atendimento de qualquer tipo de necessidade, dependendo do indivíduo". Apesar desta observação, se uma questão de concurso perguntar pela visão de Maslow, é a visão de Maslow que deve ser observada na resposta, ou seja, as necessidades devem ser consideradas dentro de uma hierarquia.

Escrito por

Mestre e Doutorando em Administração

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

© 2014 AdminConcursos. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top