23 de março de 2014

Índices de liquidez

23.3.14


Liquidez (ou solvência), no contexto da administração financeira, diz respeito à capacidade de pagamento de uma empresa em relação as suas obrigações na data de vencimento. Em outras palavras, é a capacidade que uma organização possui de honrar seus compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou ativo. A análise da liquidez conduz o gestor financeiro a formas diferentes de analisar a capacidade de pagamento. O gestor pode analisar o nível de solvência no curto ou no longo prazo, bem como pode adaptar o cálculo do indicador retirando alguma conta do ativo que seja conveniente para a análise, como por exemplo os estoques. De forma geral, temos os seguintes índices de liquidez:

1. Liquidez Corrente
Mostra a capacidade de pagamento no curto prazo, relacionando o ativo circulante com o passivo circulante. Indica quantas unidades monetárias de bens e direitos de curto prazo a empresa possui para cada unidade monetária de dívidas e obrigações no mesmo período. 

\begin{equation} LC = \frac{AC}{PC} \end{equation}

2. Liquidez Seca
Reflete a capacidade de pagamento de curto prazo retirando o valor dos estoques do ativo circulante. O estoque é retirado pois pode estar obsoleto ou a empresa pode estar passando por dificuldades de vender seus produtos no mercado.

\begin{equation} LS = \frac{AC-Estoques}{PC} \end{equation}

3. Liquidez Imediata
Fornece uma visão do nível de solvência em relação ao passivo circulante considerando apenas as disponibilidades (caixa e bancos) no numerador. Este índice é bastante conservador, pois exclui do ativo circulante, além dos estoques, as contas a receber no curto prazo.

\begin{equation} LI=\frac{Disponíveis}{PC} \end{equation}

4. Liquidez Geral
Indica uma visão geral a respeito da solvência da organização, considerando realizáveis e exigíveis a curto e longo prazo.

\begin{equation} LG=\frac{AC+RLP}{PC+PNC}, \end{equation}

onde RLP representa o realizável a longo prazo e PNC o passivo não circulante. Cabe frisar que a Lei 11.941/09 alterou a Lei 6.404/76 (Lei das S.A.) em alguns itens no que tange o balanço patrimonial. Dessa forma, o ativo e o passivo são agora divididos em circulante e não circulante. Dentro do ativo não circulante encontra-se o realizável a longo prazo (RLP), porém existem outras contas dentro do ativo não circulante, como investimentos, imobilizado e intangível.

Dependendo da natureza do negócio, um tipo de indicador de liquidez pode ser mais apropriado do que outro. Por exemplo, para calcular a solvência em empresas de serviços, que não costumam trabalhar com estoques, não faz sentido utilizar a liquidez seca. Por outro lado, utilizar a liquidez corrente e não a seca em uma empresa de bens de consumo duráveis que trabalha com alto nível de estoque e cujo setor passa por um momento de recessão pode induzir o analista a conclusões incoerentes sobre a capacidade de pagamento da organização. Além disso, utilizar a liquidez geral em um supermercado que compra muito à prazo e recebe quase tudo à vista também pode gerar impressões errôneas no analista, pois este é um setor que apresenta alta rotatividade nos estoques.

Quanto à análise, todos estes indicadores são do tipo quanto maior melhor e deverão ser maiores do que 1 para que a análise seja positiva e demonstre uma folga na capacidade de pagamento.

Exemplos de questões


2010 - FCC - TRE/AL - Analista Judiciário - Contabilidade. Em um determinado período foram extraídos dos registros contábeis da Cia. Floresta os seguintes dados:


A liquidez corrente é de:
 a) 0,5
 b) 1,0
 c) 1,5
 d) 2,0
 e) 2,5

Clique aqui e veja o gabarito

Letra D. As contas que devem ser consideradas para o ativo circulante são bancos, clientes e estoques. O passivo circulante nesta questão será composto por fornecedores. Importante realçar que se o enunciado não definir se a conta diz respeito a curto ou a longo prazo, a conta será de curto prazo. Neste caso, a liquidez corrente será:
\begin{equation} LC=\frac{10000+35000+25000}{35000}=2 \end{equation}

Escrito por

Mestre e Doutorando em Administração

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

© 2014 AdminConcursos. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top