3 de junho de 2014

Gestão por Competências

3.6.14


A gestão por competências é um programa sistematizado, desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência, suprindo as lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.

A gestão por competências é composta por um conjunto de temas organizacionais que focam nas competências dos indivíduos, entre eles o mapeamento e descrição de competências, a mensuração de competências, a remuneração por competências, a seleção por competências, o desenvolvimento de competências, avaliação de desempenho por competências e o plano de desenvolvimento por competências.

Neste contexto, por competência entende-se o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (o conhecido CHA) em relação à execução de uma tarefa, associados à obtenção de resultados.

Características do CHA

  • Aspectos técnicos: os conhecimentos e as habilidades (CH) dizem respeito, principalmente, a questões técnicas.
  • Aspectos comportamentais: as atitudes (A), por sua vez, se referem a aspectos comportamentais do indivíduo. Relacionam-se com a motivação em querer fazer certa tarefa. São as atitudes que diferenciam qualificação de competência. Enquanto a qualificação diz respeito apenas à capacidade de fazer certa tarefa, a competência vai além, pois incorpora a atitude do indivíduo em de fato realizar a tarefa e obter resultados.

Para entender melhor a diferença entre cada elemento do CHA, podemos fazer a seguinte relação:
  • Conhecimentos: saber
  • Habilidades: saber fazer
  • Atitudes: querer fazer


Categorias de habilidades

Katz (1974) define administrador como aquele que dirige as atividades de outras pessoas e que assume para si a responsabilidade de alcançar certos objetivos mediante esforços. Dessa forma, o autor afirma que o administrador terá sucesso se procurar desenvolver suas habilidades técnicas, humanas e conceituais. Estas três categorias de habilidades são relacionadas entre si, no entanto é relevante que o administrador busque analisá-las e desenvolvê-las independentemente. Vejamos melhor esta classificação das habilidades:
  • técnicas: estão mais relacionadas com o nível operacional da organização;
  • humanas: estão presentes em todos os níveis da organização;
  • conceituais: estão mais relacionadas o nível estratégico.

Implantação da Gestão por Competências 



A implantação da gestão por competências em uma organização contempla as seguintes etapas:
  1. Definição de metas;
  2. Mapeamento dos processos e da estrutura;
  3. Mapeamento das competências;
  4. Avaliação dos colaboradores;
  5. Identificação de gaps, que são as lacunas existentes entre o nível de competências atual e o nível desejado.

Pontos importantes

Para finalizar, elenco ainda algumas características relevantes da gestão de competências:
  • o desenvolvimento dos indivíduos ocorre por base nas competências, não no cargo ou outro fator;
  • deve estar em perfeita harmonia com a estratégia organizacional;
  • tende a reduzir a subjetividade na gestão de RH;
  • a remuneração por competências está relacionada com a produtividade do indivíduo, mas não somente. Aborda uma visão mais de longo prazo, baseada nas competências de um indivíduo construídas ao longo de sua carreira; é aplicada mais em nível gerencial.
  • a gestão por competências reflete em um baixo turnover, ou seja, em uma baixa rotatividade de funcionários dentro da organização.

Questões de concursos


2010 - TCM-CE - CESPE. A gestão de pessoas por competências envolve

a) treinar os funcionários em conhecimentos técnicos essenciais para o aumento da produtividade.
b) mobilizar e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes dos colaboradores de uma organização.
c) selecionar os candidatos com os melhores currículos ou maior competência profissional.
d) desenvolver traços de personalidade mais adequados ao clima organizacional.
e) adequar a cultura da organização para proporcionar uma zona de conforto para cada colaborador.

Clique aqui e veja o gabarito
LETRA B. Como vimos no texto, competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados a uma tarefa e à obtenção de resultados. Dessa forma, a melhor alternativa é a B.


2014 - SUFRAMA - CESPE. Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.

As seguintes etapas compõem, nessa ordem, o modelo de gestão por competências: mapeamento das competências individuais e grupais; definição de objetivos e metas organizacionais; identificação de lacunas de competências; e planejamento e implantação de práticas de administração de recursos humanos.

Clique aqui e veja o gabarito
ERRADO. A ordem não é a citada na questão, conforme estudado no texto. As etapas são:
i) Definição de metas;
ii) Mapeamento dos processos e da estrutura;
iii) Mapeamento das competências;
iv) Avaliação dos colaboradores;
v) Identificação de gaps, que são as lacunas existentes entre o nível de competências atual e o nível desejado.

Referências

KATZ, R. Skills of an effective administrator. Boston: Harvard Business Press, 1974. 

Escrito por

Mestre e Doutorando em Administração

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