22 de abril de 2016

O que é benchmarking?

22.4.16


Este artigo irá mostrar o que é benchmarking, uma palavra da língua inglesa muito utilizada em temas relacionados à gestão. O benchmarking é uma ferramenta que busca identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho.

Os projetos que passam pelo benchmarking podem existir dentro de uma organização executora ou fora dela, ou podem estar dentro da mesma área de aplicação. O benchmarking permite ainda a realização de analogias a partir de projetos em áreas de aplicação diferentes.

Benchmarking permite comparar o desempenho de processos ou produtos com similares mais eficazes e eficientes, interna ou externamente à organização, com o objetivo de entender as práticas que conduzem ao desempenho superior, adaptá-las e implementar melhorias significativas.

Entenda o que é benchmarking

O benchmark é um marco de referência, uma medida de desempenho superior, um referencial comparativo. Pode ser referencial de excelência. Pode ser quantitativo, representado por um resultado de um indicador de desempenho, ou qualitativo, representado por uma prática.

O objetivo do benchmarking é implementar melhorias significativas nos produtos e processos e, consequentemente, nos resultados da organização; é entender as práticas que conduzem ao desempenho superior, adaptá-las e implementá-las.

O uso do benchmarking justifica-se por: i) entender os melhores desempenhos e práticas do mercado e como a organização e seus processos e produtos se comparam a eles; ii) estabelecer metas a partir dos melhores desempenhos do mercado; iii) estimular a implantação ou melhoria de processos e produtos a partir das melhores práticas; iv) apoiar o processo decisório, tornando-o mais robusto e sistêmico; v) alterar o paradigma existente e facilitar o processo de mudança.


Mitos do benchmarking

  • Fazer benchmarking é o mesmo que comparar resultados. 
  • O benchmarking só é válido entre organizações do mesmo ramo ou congêneres. 
  • Visitar uma empresa é o mesmo que fazer benchmarking
  • Organizações vencedoras do PNQ ou PQGF são sempre bons referenciais para benchmarking
  • Os melhores estudos de benchmarking são feitos com grandes empresas líderes de mercado.

Tipos de benchmarking

Quanto ao objeto

  1. Benchmarking de processo (Essência): comparação de resultados e práticas para melhorar os processos considerando as melhores organizações de dentro e de fora do ramo de atuação. 
  2. Benchmarking de produto: comparação de características, funcionalidades e metodologias de serviços.
  3. Benchmarking  de desempenho: comparação de resultados para entender o nível de desempenho, definir metas e tomar decisão.

Quanto aos parceiros

  • Benchmarking colaborativo: estudo realizado por um grupo de instituições sobre um determinado objeto, que pode ser um processo, produto ou prática, para compartilhar conhecimentos e resolver problemas em comum.
  • Benchmarking de Rede: estudo realizado por uma organização e sua rede de coligadas para identificar e compartilhar as melhores práticas existentes dentro da rede, com o objetivo de aprimorar seu desempenho.

Quanto ao ambiente

  • Benchmarking interno: ocorre dentro de uma única organização. Um exemplo é quando um departamento se inspira em algumas práticas de outro para realizar melhorias.
  • Benchmarking  externo: ocorre entre organizações diferentes. É um processo contínuo de avaliar produtos, serviços e práticas dos concorrentes mais fortes e daquelas empresas que são reconhecidas como líderes.

Quanto à competitividade

  • Benchmarking competitivo: ocorre entre organizações que competem entre si, isto é, que fazem parte do mesmo ramo de atuação.
  • Benchmarking não competitivo: ocorre entre organizações que não são concorrentes.

Estágios do benchmarking

Os estágios do benchmarking, conforme Chiavenato (2006), são:
  1. Selecionar órgãos ou processos para avaliar
  2. Identificar o melhor concorrente
  3. Identificar os benchmarks
  4. Organizar o grupo de avaliação
  5. Escolher a metodologia de colheita de dados
  6. Agendar visitas
  7. Utilizar a metodologia de colheita de dados
  8. Comparar a organização com seus concorrentes
  9. Catalogar as informações e criar um "centro de competência"
  10. Compreender os processos e as medidas de desempenho
  11. Estabelecer objetivos ou padrões do novo nível de desempenho
  12. Desenvolver planos de ação para atingir as metas e integrá-los na organização
  13. Implementar ações específicas e integrá-las nos processos da organização
  14. Monitorar os resultados e os melhoramentos
  15. Revisar os benchmarks e as relações atuais com a organização alvo
Estes estágios são classificados nas seguintes etapas: planejar (do 1 ao 7); analisar (do 8 ao 10); desenvolver (do 11 ao 12); melhorar (13); revisar (14 ao 15).

Considerações

Este texto tratou sobre o que é benchmarking, mostrando que é mais amplo do que realizar uma visita a uma organização exemplar, medir o desempenho entre organizações ou ainda apenas comparar a organização com seus concorrentes.

benchmarking  consiste em um estudo que será realizado com o propósito de implementar melhorias na organização. Este estudo irá incorporar visitas e comparações de práticas e de resultados entre organizações, mas também deverá englobar todas as etapas necessárias para desenvolver planos de ação, aplicar as melhorias e ainda monitorar os resultados e rever os benchmarks.

Existem diversos tipos de benchmarking, que englobam estudos comparativos de produtos e de práticas no âmbito interno (entre setores ou departamentos) ou externo (entre organizações diferentes) da organização.

Referências

Chiavenato, I. (2006). Princípios de Administração. Rio de Janeiro: Elsevier.

Motta, Ricardo. (2014). Benchmarking Colaborativo. Capacitação das equipes dos órgãos reguladores. Disponível aqui.

Paludo, A. (2013). Administração Pública (3rd ed., p. 608). Rio de Janeiro: Elsevier.

Escrito por

Mestre e Doutorando em Administração

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

© 2014 AdminConcursos. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top